| | Medidas de um long bow | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
TRC

| Assunto: Medidas de um long bow Qui Maio 10, 2012 9:45 pm | |
| Prezados forumeiros Estou com 2 peças de ipê roxo 1,80m com 4x4cm, aparelhadas. Pretendo esculpir um longbow. Alguém teria um projeto de longbow? Não tenho as medidas.
TRC |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Sex Maio 11, 2012 9:32 pm | |
| Já entendi como funciona a "rebimboca da parafuseta". Algumas medidas básicas, 3"+2 1/2" para apoio da mão, 1 1/2" + 2 1/2" acima da mão e um segmento de parábola abaixo e acima. O segredo está num "thillering" e um "backing" colado com epoxi. Muita lixa, plaina, sargentos e formão. Como é artesanal, vai muito da sensibilidade do escultor. É mais fácil esculpir um "flat bow". TRC
|
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Sab Maio 12, 2012 2:03 pm | |
| boa tarde trc , tal vez che sirban de algo estes enlaces (as medidas estan en milimetros) Flat bow [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]long bow tipo ingles [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]eu fixen os meus dous arcos de carvallo (Long Bow tipo Ingles ) seguindo estes planos,ten muito cuidado cuando ye fagas o tiller, ten muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita paciencia y non teñas niiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiguuuuuuuuuunha presa por acabar,a madeira que voçe escolleu e a mellor que hay pra facer arcos ,po lo que teño leido,espero haberlle sido de algunha utilidade, si non disculpe un abraço y adiante |
|  | | TRC

| Assunto: construindo arcos Sab Maio 12, 2012 3:18 pm | |
| Caríssimo Cedric "Muchas gracias"! Entendi o projeto. Copiei as medidas. "Estoy" com 4 peças de ipê e 2 peças de itaúba para confeccionar arcos. Encontrei algo interessante no endereço - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - dê uma conferida. Diz respeito à colagem de proteção nas costas do arco para evitar a ruptura da madeira. Poderia ser uma lâmina de carbono, aqui no Brasil a RDArqueria vende. A confecção de um longbow é um desafio, farei por "hobby" apenas, sem interesse comercial. Como "usted" bem disse, precisa muita paciência. Vou comprar a cola epoxi e a lâmina de carbono, depois iniciarei a "grande obra". Aqui no Brasil temos o carvalho, só que é muito difícil encontrar em madeireiras e acho que é diferente dai, não dá aquelas bolotas. Tenho algumas pranchas de mogno, de 4cm. Estão guardadas há mais de 20 anos. Não sei se o mogno é bom para arco. TRC |
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Sab Maio 12, 2012 6:46 pm | |
| boa noite,ora ven ,o arco que aparece no link que voçe pon e un flat bow (arco plano),os enlaçes que eu lle puxen ,un e do arco plano y o outro e dun arco ingles clasico con secçon en D,eu descoñezo as madeiras brasileiras, mas o ipe sei positivo que e unha das meiores madeiras para arcos,eu nos dous que fixen,o segundo reforçeino con tela de arpilleira (ca na espanha, chamamoslle arpilleira a tela de cañamo coa que se fan as sacas das patacas ou o nitrato de chile), voçe pode ollar pra el aqui mesmo neste foro [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]pra colala eu usei poliester normal, do que utiliçan nas carroçerias das viaturas,mas o correcto e usar cola epoxy se lle serve de algo mandolle este link,no que hay moitos libros de arqueria non sei si o traductor de google lle entra automatico,a min si ,enton non teño problema para leelos [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]si voçe esta empezando y pensa facer tamen flechas ,recomendolle facer tamen unha "spinadora" para medir o spine(flexion) das flechas,poñolle o enlaçe da que eu fixen [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]o dito, espero serlle de algunha utilidade,si non disculpe por lle façer perder o tempo,(disculpe tamen o meu mal portugues,gustariame escribilo mellor mas non sei, falar si que falo bastante ben a lingua do grande Camoens) un saudo y un abraço |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Sab Maio 12, 2012 9:49 pm | |
| Bueno amigo. Entendi a questão do "backing" - colagem nas costas do arco. Tela de cânhamo - aqui tinhamos o saco de estopa, feito com fibras vegetais, material das cordas de cânhamo. Hoje não fabricam mais, são fibras sintéticas, com o passar do tempo as fibras desagregam. Pode ser feita também uma colagem com couro, pelica, não? Com lâmina de fibra de vidro (0,8 e 1,0 mm), custaria algo em torno de R$ 40,00 na RDArqueria. Entendi o desenho do flat e do long bow, copiei e guardei. Copiei todo a sua mensagem também e guardei nos meus apontamentos de "como construir um arco". Vou estudar com calma. Preciso comprar a cola epoxi, ainda não tenho. Essa colagem nas costas do arco é importante. Fiz um flat sem a proteção, quebrou. Mui grato pela sua atenção.
TRC
|
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Sab Maio 12, 2012 10:05 pm | |
| boa noite TRC sim ,voce pode reforzar o arco con moitos materiais, o couro non sei con que se pega,mas incluso pode reforzar con fita da que se usa nas unions das planchas de escallola como fan nesta paxina [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]e esa tela de cañamo mesmo a que eu me referia, ca na espanha vendena por metro nas tendas de telas un saudo |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:43 am | |
| Caro Cedric "Estoy mui grato"! Já arquivei o seu novo email. Entendi a questão da fibra de cânhamo. Já sei inclusive onde comprar. Realmente, eu me lembro que já usei essa fibra por metro para fazer enfeite de loja. Ela é tecida com fibra vegetal, de cor cinza puxado para o marrom. É o tecido do "saco de estopa". O projeto de escultura do long bow, deixarei para julho. Em junho irei para minha cidade natal onde se vende esse tipo de tela e a comprarei. Comprarei a cola epoxi, também. Enviei também email para a RDArqueria para saber se já está disponível a fibra de vidro para revestimento BP Power Glasfiber clear 0,8 a 1,0 mm. Descrição: lâminas de fibra de vidro (1,85m x 45mm), especiais para a fabricação de arcos laminados de madeira. Característica especiais: fibra de vidro especialmente desenvolvida para resistir a tração nas costas do arco e à compressão na barriga do mesmo. Abração TRC
|
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 5:03 pm | |
| ok, TRC este ultimo enlaçe que lle puxen se a gente pincha en inçio ,ten varios tutoriales de construcçon de flats y long reforçados con varios materiais,mesmo con bambu
un abraço forte y un saudo |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 5:36 pm | |
| Cedric, ahora começo a entender o mecanismo dessa arte, tenho lido coisas interessantes. Fico grato pelas suas orientações. Li que uma lâmina de bambu gigante pode ser proteção para o arco, desde que se conserve a parte externa. Temos bambu gigante aqui com mais de 10 cm de diâmetro. Meu primo fabrica arcos recurvos laminados, utiliza muito o bambu, fibra de vidro, carbono, ipê, balsamo, teka. São ótimos, cá está o email dele: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Tem vídeos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Fiquei feliz em conhecer um espanhol da gêma, meu cunhado é seu conterrâneo, nasceu aí e veio pequeno para o Br. Abração TRC |
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 7:41 pm | |
| eu tamen tenho 11 primos ai no Brazil, os meus tios foron de Galiça (Tui) pra la a mais de 60 anos, no sei como se xama o departamento donde residen, so sei que e nalgun punto da Amazonia como a 6 ou 7 horas de carro de Sao Paulo (iso suponho que e o mesmo que decir que non sei donde moran) xa vi os videos do seu primo, os arcos son munto rapidos y munto giros un saudo |
|  | | ARQUEIRO NEGRO Admin

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 7:54 pm | |
| - cedric el sajon escreveu:
- eu tamen tenho 11 primos ai no Brazil, os meus tios foron de Galiça (Tui) pra la a mais de 60 anos, no sei como se xama o departamento donde residen, so sei que e nalgun punto da Amazonia como a 6 ou 7 horas de carro de Sao Paulo (iso suponho que e o mesmo que decir que non sei donde moran)
xa vi os videos do seu primo, os arcos son munto rapidos y munto giros un saudo Só se forem com o carro do Batman.... são mais de 4000 Km. _________________ "PERDOA SEMPRE O TEU INIMIGO, NÃO HÁ NADA QUE O ENFUREÇA MAIS." (Oscar Wilde)
|
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 8:18 pm | |
| Cedric Aqui no Brasil é diferente da Espanha, não são departamentos, são estados. Num círculo de SPaulo, 6 a 7 horas de viagem por terra, temos os seguintes estados: Para o sul, Paraná. Para o leste, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Para o norte, Minas Gerais. Para o oeste, Mato Grosso do Sul. Para o centro-oeste, Goiás e mais acima Tocantins. A Amazônia é o último estado do Brasil, lá bem ao noroeste. De SPaulo até chegar lá deve ter pelo menos uns 3.500 Km. Bem ao norte, temos os territórios de Roraima e Amapá, também são os últimos. Fiquei contente que gostou dos arcos BrasilBows. Vou comprar um até o final do ano. São excelentes. Por favor, explique para mim o que é muito "giros". Aqui existem coisas espanholas que, vez por outra as aprecio, paeja e jamon. Temos na cidade de Catanduva (SP) a Salamanca, fábrica de jamones. Maravilha de pernil crú!
TRC |
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:05 pm | |
| sei la tal vez sexa outra cidade, a 40 anos que non voltaron ca , disculpen o meu descoñecemento da geografia do seu pais giro en portugal (que e o que falamos ca na fronteira hispano-portuguesa) e sinonimo de otimo, ou sexa unha cousa e gira cuando esta ben feita y e bonita
pido de novo disculpas po lo meu descoñecemento do seu pais y un saudo para todos |

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:08 pm | |
| - cedric el sajon escreveu:
- sei la tal vez sexa outra cidade, a 40 anos que non voltaron ca , disculpen o meu descoñecemento da geografia do seu pais
giro en portugal (que e o que falamos ca na fronteira hispano-portuguesa) e sinonimo de otimo, ou sexa unha cousa e gira cuando esta ben feita y e bonita
pido de novo disculpas po lo meu descoñecemento do seu pais y un saudo para todos Cedric, não há o que desculpar, só aproveitei fazer uma brincadeira. _________________ "PERDOA SEMPRE O TEU INIMIGO, NÃO HÁ NADA QUE O ENFUREÇA MAIS." (Oscar Wilde)
|
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:18 pm | |
| a que ter educacion, cuando se fala, si un se eqquivoca e preferible pedir disculpas que por non pedilas ofender a alguen, con educaçon y bo humor, a xente fai destes espaços sitios agradaveis donde ficar ,falar y matar o tempo un saudo |

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:26 pm | |
| Cedric, agora é que percebi que você está usando o idioma galego, por isso que tinha dificuldade de entender o que escrevias... _________________ "PERDOA SEMPRE O TEU INIMIGO, NÃO HÁ NADA QUE O ENFUREÇA MAIS." (Oscar Wilde)
|
|  | | eschimidt Moderador

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:32 pm | |
| morei na Inglaterra 2 anos, e eles só conheciam o Brasil, quando eu falava que era perto da Falkland (Ilhas Malvinas) |

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:40 pm | |
| - eschimidt escreveu:
- morei na Inglaterra 2 anos, e eles só conheciam o Brasil, quando eu falava que era perto da Falkland (Ilhas Malvinas)
Perguntaram se voce conhecia o Tarzan??? Os norte americanos perguntaram isso nos anos 90 para um chefe de escoteiros que esteve por lá.... _________________ "PERDOA SEMPRE O TEU INIMIGO, NÃO HÁ NADA QUE O ENFUREÇA MAIS." (Oscar Wilde)
|
|  | | Gilba Americo

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 9:48 pm | |
| KKKKKKKKKKKKKK, épácábá essa, só aqui mesmo, kkkkkkkkkk. |
|  | | eschimidt Moderador

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Dom Maio 13, 2012 10:05 pm | |
| Não chegou a tanto, mas a capital do BR é, conhecida por muitos, como Buenos Aires. Pouquíssimos ingleses sabiam onde fica o BR.. Nós temos a cultura de estudar os outros lugares, eles não. |
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Seg Maio 14, 2012 8:54 am | |
| ca na espanha tamen se estudia a geografia mundial, en especial de hispanoamerica,mas teñen que recoñecer que so o Brazil e cuasi meio continente suramericano, Espanha de ponta a ponta so son 1000 KM , no brasil iso e para empezar a camiñar
Arqueiro intento escribir en Portugues,mas xa dixen que falar o Potugues non tenho problema, mas escribir e outra cousa,por iso pido disculpas y que teñan paciencia con migo si escribo como o "google traductor", un saudo |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Seg Maio 14, 2012 10:00 am | |
| Caro Cedric Você não tem obrigação de conhecer a nossa geografia. O Brasil é muito grande, nem o brasileiro sabe das nossas coisas aqui. Mas é um prazer transmitir algumas coisas sobre a nossa vida, como também é muito bom saber das coisas de vocês aí. Desde já, mudando de "pato prá ganso", você deve saber, como espanhol e como "bowthier", dê-me duas informações: Como fazedor de arco, você fez a corda com dacron50? Como espanhol, qual é a maneira de fazer o "jamon"? Rapaz, "jo soy" doido pelo "jamon"! Quanto ao "giro", entendi. É uma maneira local, uma gíria, não? Aqui, temos gírias, também: bom = legal. O espanhol escrito é mais fácil de compreender. Falado, não é, pela rapidez. O português é muito semelhante ao espanhol. Vou fazer o "download" do dicionário portugués-espanhol. "Saludos"
TRC |
|  | | cedric el sajon

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Seg Maio 14, 2012 10:44 am | |
| bom meu amigo a corda para os arcos fagoas con fio de zapateiro xa encerado, compreino nunha loja de productos de zapateria y custoume 3 ou 4 € 100m, xa non busquei mas , e forte y barata ,eu fago corda "flemish" y ese fio de coser couro e tan forte que con 3 cabos ten resistencia sobrada (o meu long tipo ingles da 43# a 28" ), nunca fixen con dacron 50, mas po lo que teño lido noutros foros e o que usan normalmente,para aprender a facer as cordas flemish ha varios tutoriales na rede, e munto facil de facer cuando se lle colle o truco mas munto dificil explicar como se fai, eu o que fixen foi practicar con fio de coser ata que lle collin o truco. en canto a o presunto (jamon ) e facil,so ten que pesar a pata do porco, por cada kg de peso, ten de botar 1 dia no sal, isto e 5kg -5 dias ,8 kg - 8 dias o segredo esta no curado da carne que ten de ser feito nun sitio fresco y seco nun minimo de 6 meses ,eu penso que ese e o mayor problema pra voçes ,por que o seu clima entre tropical y subtropical e quente mas tamen humido, ca pra façer a cura da carne, as firmas teñen os secadeiros na serra ,por que normalmente e ahi que o aire e frio mas tamen muito seco |
|  | | TRC

| Assunto: Re: Medidas de um long bow Seg Maio 14, 2012 10:04 pm | |
| Cedric
Entendi a questão do fio de sapateiro. Eu tenho aqui comigo. Realmente é bem forte. A corda flemish eu sei fazer. Perguntei do dacron b50 porque tenho aqui também. Achei o fio muito fraco, fiz aqui uma experiência pendurando um balde no fio e coloquei água: aguentou apenas 4 litros (4Kg). Eu não tenho long bow; perguntei do fio dacron porque preciso trocar a corda de um composto. A corda é dacron e precisa ser 2 polegadas menor, pois a puxada está muito longa. É um composto muito duro, não consegui alavancar as cams com o gatilho. Dá a impressão que as cams estão presas no início, embora com pouca libragem, acho que 40#. Quanto ao jamon, a carne precisa ser toda coberta de sal? Sal grosso?
TRC
|
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Medidas de um long bow  | |
| |
|  | | | Medidas de um long bow | |
|
| Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |