ARQUERIA
Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Logohpe
ARQUERIA
Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Logohpe
ARQUERIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


ESTE FORUM TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS ADEPTOS DO TIRO COM ARCO E FLECHA
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ArcherM

ArcherM


Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 23

Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Empty
MensagemAssunto: Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo?   Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 3:37 pm

Por favor, se alguém souber me falem,quero muito construir meu arco, sei que madeira para a empunhadura mas não a das laminas(laminas de madeira para arco recurvo).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
comedore

comedore


Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 33

Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Empty
MensagemAssunto: Melhores madeiras   Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo? Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 1:52 am

Sou novo aqui no forum, ainda nao comprei/fiz meu arco assim como voce estava buscando informaçoes sobre a madeira para fazer as laminas, As melhores madeiras para fazer a laminas sao:
-Hard Maple segundo o estudo( encontrada pricipalmente nos EUA e Canada) com 0,74g/cm³ (anidra) à 0,90 g/cm3 (verde) e uma alta capacidade para suportar esforços (dureza). Os valores de dureza variam de 5,2 kN (estado verde) à 7,3 kN (estado seco). Outros valores de resistência mecânica da madeira à 12 13
% de umidade são: 40 MPa para compressão paralela às fibras, 2,86 MPa para tração(VCR, 2008).
perpendicular às fibras e 73,8 MPa para Módulo de ruptura.
-Eiben( encontrada na Alemanha e em partes da Europa e que esta em risco de exticao).
Como pode ver essas madeiras nao sao nacionais e com certeza devem ter um custo elevadicimo para importacao, o que eu duvido muito que alguem faça.com essa resposta estava prestes a desistir de fazer meu arco com laminas de madeira e partir para os amortecedores de kombi, porem por nao gostar muito da estetica e com seus resultados duvidosos, alem do seu peso, andei procurando mais um pouco...
Andei pesquisando e encontrei e encontrei isso, um estudo sobre as madeiras brasileiras em relacao a ??? ,=( no estudo nao fala qual é caracteristica abordada, porem pelo seu g/cm³ acredito ser a sua densidade, o que nao significa EXCLUSIVAMENTE que quanto mais proximo da hard maple sua densidade é melhor ela para fazer o arco, porem nao é errado afirmar q quanto mais proxima sua densidade mais suas características se aproximam da Hard Maple. segue a tabela com suas densidades(é o que eu imagino que signifique os g/cm³, outro porem é que este estudo nao especifiocou se este numeros eram para madeira seco(anidra) ou verde.
o Cordia trichotom , “louro-pardo” (0,78 g/cm³);
o Patagonula americana, “guaiuvira” (0,78 g/cm³);
o Protium heptaphyllum, “almecegueira” (0,77 g/cm³);
o Symphonia globulifera, “guarandi” (0,74 g/cm³);
o Cariniana estrellensis, “jequitibá” (0,78 g/cm³);
o Pterogyne nitens,” “amendoin-bravo” (0,77 g/cm³);
o Centrolobium tomentosum, “araribá” (0,75 g/cm³);
o Lonchocarpus muehlbergianus, “guaianã” (0,72 g/cm³);
o Guarea guidonia, “marinheiro” (0,76 g/cm³);
o Pouteria torta, “abiu-piloso” (0,78 g/cm³).

algumas dessas especies acredito serem muito dificeis de achar, algumas como a guaiuvira é facil de achar em laminas inclusive por ser muito utilizada para fazer laminados que deve custar algo em torno de 70~100 o metro quadrado, oque da para fazer varias laminas de arcos se elas tiverem a espesura certa cerca de 3mm(alem da fibra de vidro/carbono em volta ou outra madeira), nao pesquisei sobre nem uma para saber onde achar, quanto custa e se tem a venda, porem acho q ja é um ponto de partida para começar a fazer. Outra coisa que eu descobri foi esse site www=ipt.br/consultas_online/informacoes_sobre_madeira/busca que eh possivel achar varias outas especificacoes so colocar o nome da madeira, oque vc pode fazer é ver o que tu acha para comprar no comprimento e espessura que procura e ver suas especificações no site se é proximo da Hard Maple, acho vale pena resaltar uma coisa que muito importamte que eh a disposisao das fibras da Hard Maple que é similar a do nosso Ipe, Retas e pararaleas oque da boa parte da sua propriedades desejáveis da madeira.
Vou coloar em baixo um link de um tutorial de como fazer um arco recurvo, ele nao eh takedown, porem a parte da fabridacao das laminas sao parecidas oque muda é que no caso desse tuturial as laminas nao sao removiveis, me corrijam se eu estiver errado, mas acho q para confecao das laminas separadas nao ha tanta diferença.

americanwoodworker=com/blogs/projects/archive/2008/02/05/build-a-recurve-bow=aspx
infelizmente eu nao posso postar link entao troque o = por . nos dois links em negrito

post meio longo mas gostaria de deixa minha contribuicao ai para o forum, quando eu começar a fazer meu arco eu posto oque eu fiz, que pelo oque eu pesquisei esta meio carente de Arcos artesanais SEM molas de fusca/kombi =].
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual madeira para as laminas do meu arco recurvo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ARCO LAMINADO BAMBÚ X MADEIRA
» Madeira para Arco recurvo
» Qual a melhor madeira para se fazer arco artezanal?
» riser madeira e lâminas de aço
» ARCO RECURVO x ARCO COMPOSTO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARQUERIA  :: ARQUERIA ARTESANAL-
Ir para: