ARQUERIA
Fabricação do riser Logohpe

ESTE FORUM TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS ADEPTOS DO TIRO COM ARCO E FLECHA

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe

Fabricação do riser

Ir em baixo 
AutorMensagem
Mandrake

Fabricação do riser Empty
MensagemAssunto: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQua Maio 16, 2012 5:25 pm

Oi gente! em relação a criação de arco eu sempre fui de pegar o projeto e mandar a madeira para um marceneiro e o aço para uma serralheria, mas decidi fazer todo o processo sozinho pela primeira vez (mesmo não tendo a mínima idéia de como mexer com madeira e aço).

Pois bem, estou fazendo um Riser de 50cm com garapa (ou garapeira) e estou cortando-a a muito custo com uma serra tico tico elétrica de 400w. ao fazer o corte da face lateral do riser notei que o corte não fica reto (perpendicular em relação a face lateral do riser) e sim inclinado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

depois para acertar a proporção devo debastar com uma plaina ou grosa? quem tiver mais experiência com madeira pode me dar uma luz?

tenho junto com o khadú alguns posts sobre criação de arcos em meu site, estou fazendo este arco em todo o processo, para depois escrever sobre a experiência por lá.

grato desde já!
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin
ARQUEIRO NEGRO

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQua Maio 16, 2012 6:06 pm

Amigo, este ângulo parece muito grande... Procura deixar a menos de 20 graus.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mandrake

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQua Maio 16, 2012 10:03 pm

Bom, dando mais detalhes, os limbs serão de mola de kombi e um parafuso de cada lado de 5mm de diâmetro.

bounce

20º graus? também achei que estava muito aberto. vou fazer a modificação, mas em que isso aperfeiçoará o arco?
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin
ARQUEIRO NEGRO

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQui Maio 17, 2012 7:04 pm

Um desenho em papel quadriculado, pode te ajudar a redesenhar o riser,

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mandrake

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQui Maio 17, 2012 10:03 pm

Bacana... agora tenho duas dúvidas:

1- eu terminei este corte que comecei acima, seguindo a linha do desenho do arco de lado. agora, como faço para cortar o desenho da frente? tipo, a face frontal do arco está irregular pq agora segue as linhas do desenho do arco já (deu pra entender ou ficou confuso?).

2- como eu faço para debastar a madeira para aperfeiçoar a simetria do corte: lixo com a grosa ou corto com a plaina? uso um dos dois ou os dois? em que ordem?
MURILLO

MURILLO

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 10:13 am

USE A GROSA PARA DESBASTAR , E FAÇA O ACABAMENTO COM LIXAS MANUAMENTE.
Falcon Hunter

Falcon Hunter

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 5:27 pm

Ta ficanco legal hein, vai fundo...
RENATO

RENATO

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 6:49 pm

vai ficar um belo riser depois de pronto, eu costumo usar grosa grossa e media e depois ][
acabamento com lixa e por último polimento com bombril para depois invernizar. Wink
So vim ver o link

So vim ver o link

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeTer Jan 01, 2013 10:17 pm

Na fabricação tem o corte lateral e o frontal o frontal e onde fica a janela , qual parte devo cortar primeiro a parte frontal ou a lateral
juca.vet

juca.vet

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeSex Jan 04, 2013 10:54 am

Acho que não faz muita diferença, porém, iniciando o corte lateral acho que fica melhor - veja a 1ª foto deste tópico... (opinião pessoal de alguém que não tem experiência na confecção de arcos). Boa sorte, meu caro, e bom trabalho...
Londar

Londar

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 8:57 am

Estou na mesma empreitada... Porem usando um Cerne de Eucalipto. (Serra fita e apanhando hahaha)

Com o corte lateral feito, como faço o frontal? Mesma duvida que muitos acredito. Pois ficou tudo irregular.
pietropetris

pietropetris

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitimeSex Fev 15, 2013 10:41 am

Fiz o corte da janela usando uma Makita e um martelo. Regulei a altura do disco da serra e fiz vários corte pra dentro do madeira. Depois peguei um martelo e dava umas batidas na lateral dos cortes, que quebrava a madeira e nivelava tudo na altura dos cortes. Depois, grosa e muita lixa.

Esse foi o resultado:

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fabricação do riser   Fabricação do riser Icon_minitime

Fabricação do riser
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARQUERIA  :: ARQUERIA ARTESANAL-
Ir para: