ARQUERIA

ESTE FORUM TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS ADEPTOS DO TIRO COM ARCO E FLECHA

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Medidas de um long bow

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
TRC

MensagemAssunto: Medidas de um long bow   Qui Maio 10, 2012 9:45 pm

Prezados forumeiros
Estou com 2 peças de ipê roxo 1,80m com 4x4cm, aparelhadas.
Pretendo esculpir um longbow.
Alguém teria um projeto de longbow?
Não tenho as medidas.

TRC
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Sex Maio 11, 2012 9:32 pm

Já entendi como funciona a "rebimboca da parafuseta".
Algumas medidas básicas, 3"+2 1/2" para apoio da mão, 1 1/2" + 2 1/2" acima da mão e um segmento de parábola abaixo e acima.
O segredo está num "thillering" e um "backing" colado com epoxi. Muita lixa, plaina, sargentos e formão.
Como é artesanal, vai muito da sensibilidade do escultor.
É mais fácil esculpir um "flat bow".
TRC

cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Sab Maio 12, 2012 2:03 pm

boa tarde trc , tal vez che sirban de algo estes enlaces (as medidas estan en milimetros)
Flat bow
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
long bow tipo ingles

eu fixen os meus dous arcos de carvallo (Long Bow tipo Ingles ) seguindo estes planos,ten muito cuidado cuando ye fagas o tiller, ten muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita paciencia y non teñas niiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiguuuuuuuuuunha presa por acabar,a madeira que voçe escolleu e a mellor que hay pra facer arcos ,po lo que teño leido,espero haberlle sido de algunha utilidade, si non disculpe
un abraço y adiante
TRC

MensagemAssunto: construindo arcos   Sab Maio 12, 2012 3:18 pm

Caríssimo Cedric

"Muchas gracias"!
Entendi o projeto. Copiei as medidas.
"Estoy" com 4 peças de ipê e 2 peças de itaúba para confeccionar arcos.
Encontrei algo interessante no endereço - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - dê uma conferida.
Diz respeito à colagem de proteção nas costas do arco para evitar a ruptura da madeira. Poderia ser uma lâmina de carbono, aqui no Brasil a RDArqueria vende.
A confecção de um longbow é um desafio, farei por "hobby" apenas, sem interesse comercial.
Como "usted" bem disse, precisa muita paciência. Vou comprar a cola epoxi e a lâmina de carbono, depois iniciarei a "grande obra".
Aqui no Brasil temos o carvalho, só que é muito difícil encontrar em madeireiras e acho que é diferente dai, não dá aquelas bolotas.
Tenho algumas pranchas de mogno, de 4cm. Estão guardadas há mais de 20 anos. Não sei se o mogno é bom para arco.

TRC

cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Sab Maio 12, 2012 6:46 pm

boa noite,ora ven ,o arco que aparece no link que voçe pon e un flat bow (arco plano),os enlaçes que eu lle puxen ,un e do arco plano y o outro e dun arco ingles clasico con secçon en D,eu descoñezo as madeiras brasileiras, mas o ipe sei positivo que e unha das meiores madeiras para arcos,eu nos dous que fixen,o segundo reforçeino con tela de arpilleira (ca na espanha, chamamoslle arpilleira a tela de cañamo coa que se fan as sacas das patacas ou o nitrato de chile), voçe pode ollar pra el aqui mesmo neste foro

pra colala eu usei poliester normal, do que utiliçan nas carroçerias das viaturas,mas o correcto e usar cola epoxy

se lle serve de algo mandolle este link,no que hay moitos libros de arqueria non sei si o traductor de google lle entra automatico,a min si ,enton non teño problema para leelos

si voçe esta empezando y pensa facer tamen flechas ,recomendolle facer tamen unha "spinadora" para medir o spine(flexion) das flechas,poñolle o enlaçe da que eu fixen

o dito, espero serlle de algunha utilidade,si non disculpe por lle façer perder o tempo,(disculpe tamen o meu mal portugues,gustariame escribilo mellor mas non sei, falar si que falo bastante ben a lingua do grande Camoens)

un saudo y un abraço
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Sab Maio 12, 2012 9:49 pm

Bueno amigo.
Entendi a questão do "backing" - colagem nas costas do arco.
Tela de cânhamo - aqui tinhamos o saco de estopa, feito com fibras vegetais, material das cordas de cânhamo.
Hoje não fabricam mais, são fibras sintéticas, com o passar do tempo as fibras desagregam.
Pode ser feita também uma colagem com couro, pelica, não?
Com lâmina de fibra de vidro (0,8 e 1,0 mm), custaria algo em torno de R$ 40,00 na RDArqueria.
Entendi o desenho do flat e do long bow, copiei e guardei.
Copiei todo a sua mensagem também e guardei nos meus apontamentos de "como construir um arco". Vou estudar com calma.
Preciso comprar a cola epoxi, ainda não tenho.
Essa colagem nas costas do arco é importante. Fiz um flat sem a proteção, quebrou.
Mui grato pela sua atenção.

TRC

cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Sab Maio 12, 2012 10:05 pm

boa noite TRC
sim ,voce pode reforzar o arco con moitos materiais, o couro non sei con que se pega,mas incluso pode reforzar con fita da que se usa nas unions das planchas de escallola como fan nesta paxina
e esa tela de cañamo mesmo a que eu me referia, ca na espanha vendena por metro nas tendas de telas

un saudo
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:43 am

Caro Cedric
"Estoy mui grato"! Já arquivei o seu novo email.
Entendi a questão da fibra de cânhamo. Já sei inclusive onde comprar.
Realmente, eu me lembro que já usei essa fibra por metro para fazer enfeite de loja.
Ela é tecida com fibra vegetal, de cor cinza puxado para o marrom. É o tecido do "saco de estopa".
O projeto de escultura do long bow, deixarei para julho.
Em junho irei para minha cidade natal onde se vende esse tipo de tela e a comprarei.
Comprarei a cola epoxi, também.
Enviei também email para a RDArqueria para saber se já está disponível a fibra de vidro para revestimento BP Power Glasfiber clear 0,8 a 1,0 mm.
Descrição: lâminas de fibra de vidro (1,85m x 45mm), especiais para a fabricação de arcos laminados de madeira.
Característica especiais: fibra de vidro especialmente desenvolvida para resistir a tração nas costas do arco e à compressão na barriga do mesmo.

Abração
TRC
cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 5:03 pm

ok, TRC este ultimo enlaçe que lle puxen se a gente pincha en inçio ,ten varios tutoriales de construcçon de flats y long reforçados con varios materiais,mesmo con bambu

un abraço forte y un saudo
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 5:36 pm

Cedric, ahora começo a entender o mecanismo dessa arte, tenho lido coisas interessantes. Fico grato pelas suas orientações.
Li que uma lâmina de bambu gigante pode ser proteção para o arco, desde que se conserve a parte externa.
Temos bambu gigante aqui com mais de 10 cm de diâmetro.
Meu primo fabrica arcos recurvos laminados, utiliza muito o bambu, fibra de vidro, carbono, ipê, balsamo, teka.
São ótimos, cá está o email dele: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Tem vídeos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Fiquei feliz em conhecer um espanhol da gêma, meu cunhado é seu conterrâneo, nasceu aí e veio pequeno para o Br.
Abração
TRC
cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 7:41 pm

eu tamen tenho 11 primos ai no Brazil, os meus tios foron de Galiça (Tui) pra la a mais de 60 anos, no sei como se xama o departamento donde residen, so sei que e nalgun punto da Amazonia como a 6 ou 7 horas de carro de Sao Paulo (iso suponho que e o mesmo que decir que non sei donde moran)
xa vi os videos do seu primo, os arcos son munto rapidos y munto giros
un saudo
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 7:54 pm

cedric el sajon escreveu:
eu tamen tenho 11 primos ai no Brazil, os meus tios foron de Galiça (Tui) pra la a mais de 60 anos, no sei como se xama o departamento donde residen, so sei que e nalgun punto da Amazonia como a 6 ou 7 horas de carro de Sao Paulo (iso suponho que e o mesmo que decir que non sei donde moran)
xa vi os videos do seu primo, os arcos son munto rapidos y munto giros
un saudo

Só se forem com o carro do Batman.... são mais de 4000 Km.

TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 8:18 pm

Cedric
Aqui no Brasil é diferente da Espanha, não são departamentos, são estados.
Num círculo de SPaulo, 6 a 7 horas de viagem por terra, temos os seguintes estados:
Para o sul, Paraná.
Para o leste, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Para o norte, Minas Gerais.
Para o oeste, Mato Grosso do Sul.
Para o centro-oeste, Goiás e mais acima Tocantins.
A Amazônia é o último estado do Brasil, lá bem ao noroeste. De SPaulo até chegar lá deve ter pelo menos uns 3.500 Km.
Bem ao norte, temos os territórios de Roraima e Amapá, também são os últimos.
Fiquei contente que gostou dos arcos BrasilBows. Vou comprar um até o final do ano. São excelentes.
Por favor, explique para mim o que é muito "giros".
Aqui existem coisas espanholas que, vez por outra as aprecio, paeja e jamon.
Temos na cidade de Catanduva (SP) a Salamanca, fábrica de jamones. Maravilha de pernil crú!

TRC
cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:05 pm

sei la tal vez sexa outra cidade, a 40 anos que non voltaron ca , disculpen o meu descoñecemento da geografia do seu pais
giro en portugal (que e o que falamos ca na fronteira hispano-portuguesa) e sinonimo de otimo, ou sexa unha cousa e gira cuando esta ben feita y e bonita

pido de novo disculpas po lo meu descoñecemento do seu pais y un saudo para todos
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:08 pm

cedric el sajon escreveu:
sei la tal vez sexa outra cidade, a 40 anos que non voltaron ca , disculpen o meu descoñecemento da geografia do seu pais
giro en portugal (que e o que falamos ca na fronteira hispano-portuguesa) e sinonimo de otimo, ou sexa unha cousa e gira cuando esta ben feita y e bonita

pido de novo disculpas po lo meu descoñecemento do seu pais y un saudo para todos

Cedric, não há o que desculpar, só aproveitei fazer uma brincadeira. Wink

cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:18 pm

a que ter educacion, cuando se fala, si un se eqquivoca e preferible pedir disculpas que por non pedilas ofender a alguen, con educaçon y bo humor, a xente fai destes espaços sitios agradaveis donde ficar ,falar y matar o tempo
un saudo
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:26 pm

Cedric, agora é que percebi que você está usando o idioma galego, por isso que tinha dificuldade de entender o que escrevias...

eschimidt
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:32 pm

morei na Inglaterra 2 anos, e eles só conheciam o Brasil, quando eu falava que era perto da Falkland (Ilhas Malvinas)
ARQUEIRO NEGRO
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:40 pm

eschimidt escreveu:
morei na Inglaterra 2 anos, e eles só conheciam o Brasil, quando eu falava que era perto da Falkland (Ilhas Malvinas)

Perguntaram se voce conhecia o Tarzan??? Os norte americanos perguntaram isso nos anos 90 para um chefe de escoteiros que esteve por lá.... Question

Gilba Americo

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 9:48 pm

KKKKKKKKKKKKKK, épácábá essa, só aqui mesmo, kkkkkkkkkk.
http://www.portalarcoeflecha.com.br
eschimidt
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Dom Maio 13, 2012 10:05 pm

Não chegou a tanto, mas a capital do BR é, conhecida por muitos, como Buenos Aires.
Pouquíssimos ingleses sabiam onde fica o BR..
Nós temos a cultura de estudar os outros lugares, eles não.
cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Seg Maio 14, 2012 8:54 am

ca na espanha tamen se estudia a geografia mundial, en especial de hispanoamerica,mas teñen que recoñecer que so o Brazil e cuasi meio continente suramericano, Espanha de ponta a ponta so son 1000 KM , no brasil iso e para empezar a camiñar

Arqueiro intento escribir en Portugues,mas xa dixen que falar o Potugues non tenho problema, mas escribir e outra cousa,por iso pido disculpas y que teñan paciencia con migo si escribo como o "google traductor", un saudo
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Seg Maio 14, 2012 10:00 am

Caro Cedric
Você não tem obrigação de conhecer a nossa geografia. O Brasil é muito grande, nem o brasileiro sabe das nossas coisas aqui.
Mas é um prazer transmitir algumas coisas sobre a nossa vida, como também é muito bom saber das coisas de vocês aí.
Desde já, mudando de "pato prá ganso", você deve saber, como espanhol e como "bowthier", dê-me duas informações:
Como fazedor de arco, você fez a corda com dacron50?
Como espanhol, qual é a maneira de fazer o "jamon"?
Rapaz, "jo soy" doido pelo "jamon"!
Quanto ao "giro", entendi. É uma maneira local, uma gíria, não? Aqui, temos gírias, também: bom = legal.
O espanhol escrito é mais fácil de compreender. Falado, não é, pela rapidez. O português é muito semelhante ao espanhol.
Vou fazer o "download" do dicionário portugués-espanhol.
"Saludos"

TRC
cedric el sajon

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Seg Maio 14, 2012 10:44 am

bom meu amigo
a corda para os arcos fagoas con fio de zapateiro xa encerado, compreino nunha loja de productos de zapateria y custoume 3 ou 4 € 100m, xa non busquei mas , e forte y barata ,eu fago corda "flemish" y ese fio de coser couro e tan forte que con 3 cabos ten resistencia sobrada (o meu long tipo ingles da 43# a 28" ), nunca fixen con dacron 50, mas po lo que teño lido noutros foros e o que usan normalmente,para aprender a facer as cordas flemish ha varios tutoriales na rede, e munto facil de facer cuando se lle colle o truco mas munto dificil explicar como se fai, eu o que fixen foi practicar con fio de coser ata que lle collin o truco.
en canto a o presunto (jamon ) e facil,so ten que pesar a pata do porco, por cada kg de peso, ten de botar 1 dia no sal, isto e 5kg -5 dias ,8 kg - 8 dias o segredo esta no curado da carne que ten de ser feito nun sitio fresco y seco nun minimo de 6 meses ,eu penso que ese e o mayor problema pra voçes ,por que o seu clima entre tropical y subtropical e quente mas tamen humido, ca pra façer a cura da carne, as firmas teñen os secadeiros na serra ,por que normalmente e ahi que o aire e frio mas tamen muito seco
TRC

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   Seg Maio 14, 2012 10:04 pm

Cedric

Entendi a questão do fio de sapateiro. Eu tenho aqui comigo. Realmente é bem forte.
A corda flemish eu sei fazer.
Perguntei do dacron b50 porque tenho aqui também. Achei o fio muito fraco, fiz aqui uma experiência pendurando um balde no fio e coloquei água: aguentou apenas 4 litros (4Kg).
Eu não tenho long bow; perguntei do fio dacron porque preciso trocar a corda de um composto.
A corda é dacron e precisa ser 2 polegadas menor, pois a puxada está muito longa.
É um composto muito duro, não consegui alavancar as cams com o gatilho.
Dá a impressão que as cams estão presas no início, embora com pouca libragem, acho que 40#.
Quanto ao jamon, a carne precisa ser toda coberta de sal? Sal grosso?

TRC

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Medidas de um long bow   

Medidas de um long bow
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Medidas amortecedores da frente vitara
» Pressão pneus, com medidas diferentes
» medidas suporte top case
» Electra Townie, 2010 - Também vou dar uma facadinha nas laranjas...
» Duvida sobre pneus 31

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARQUERIA  :: ARQUERIA ARTESANAL-
Ir para: