ARQUERIA
Conservar encordoamento Logohpe
ARQUERIA
Conservar encordoamento Logohpe
ARQUERIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


ESTE FORUM TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS ADEPTOS DO TIRO COM ARCO E FLECHA
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Conservar encordoamento

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
lourenço

lourenço


Mensagens : 107
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 76

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeSáb Jan 28, 2012 9:29 am

Existe no mercado internacional produtos para passar no encordoamento de arcos e balestras.
Como o preço destes chega a um custo enorme devido impostos, importação e lucros dos intermediários um colega nosso me autorizou a publicar essa formula, devidamente testada por ele e custo bem baixo:

50% de cera de abelhas
50% de manteiga de cacau

Misture as duas na mesma proporção coloque no fogo em "banho maria" para derreter.
Apos derretido, mexa para misturar bem e coloque em moldes para uso final.
Devido a cera de abelhas quando pura, possuir uma temperatura de fusão (63ºC em média), a mistura com manteiga de cacau (37ºC) deixa o composto mais maleável e numa temperatura de fusão mais baixa, penetrando e protegendo os encordoamentos.
Tal produto foi testado pelo colega, sem fins lucrativos e colocou a fórmula como domínio público.

Cera de abelhas acha-se em apiários e produtos naturais.
Manteiga de Cacau em lojas de produtos naturais ou mesmo em farmácias de manipulação ou vendidos (alguns puros) em farmácias como protetor labial.

Espero ter sido útil.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt
Moderador
Moderador
eschimidt


Mensagens : 1399
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 61

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeSáb Jan 28, 2012 10:05 am

Bão de mais....

Ir para o topo Ir para baixo
hunter

hunter


Mensagens : 198
Data de inscrição : 22/06/2011
Idade : 52

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeSáb Jan 28, 2012 11:57 pm

eu recomendo a cera de abelha pura pois adere mais na corda
Ir para o topo Ir para baixo
Falcon Hunter

Falcon Hunter


Mensagens : 882
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 50

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 8:41 am

Legal, mas eu gostaria de saber o seguinte???? esse material a cera e a manteiga de cacau são naturais correto, a corda do arco é sintética correto, será q esse produto funciona bem nessa corda, no caso sintético ñ teria q ser lubrificante sintético???
Ou isso ñ tem problema? alguem sabe de q q é feito o lubrificante sintético q é vendido especificamente p corda?
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt
Moderador
Moderador
eschimidt


Mensagens : 1399
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 61

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 8:48 am

A maioria dos lubrificantes são compostos de grafite e silicone.
Ir para o topo Ir para baixo
lourenço

lourenço


Mensagens : 107
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 76

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 9:29 am

Silicone é produzido a partir de cristal de quartzo.
O grafite é um mineral.
Cera de abelhas é a própria abelha que produz a partir do mel.
O petróleo conforme teoria aceita, são restos orgânicos de vegetais e animais (até hoje ninguém pode afirmar com certeza).
Linhas e cordas, algumas são derivadas de petróleo, outras de vegetais ou animais.
Um ancestral meu dizia que: "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Um colega espanhol, quando coloquei esta ideia deu também uma sugestão:

"quando faltar cera, se não tiver outra, use a do ouvido".

Cada pessoa utiliza o que acha melhor, nós só sugerimos e apresentamos uma ideia.

Em tempo: O Dacron utilizado em cordas para arqueiria foi produzido há mais de 60 anos pela condensação de ácido tereftálico com etilenoglicol.

O etilenoglicol é o produto que utilizamos nos radiadores para aumentar a temperatura de ebulição da água para uma melhor refrigeração dos veículos.
O etileno atualmente é obtido pelo craqueamento do petróleo (processo mais barato).
Como veem, tudo é transformação.

Quem preferir utilizar silicone que também é um polímero, compre-o bem denso em lojas de artesanato e misture-o com parafina ou cera de abelha que obterá também bons resultados.

Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
Ze americo

avatar


Mensagens : 513
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 46

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 11:46 am

Boa colocaçao!
Acho que podemos ter excelentes resultados gastando pouco!
Eu sou adepto da cera de abelha pura e tenho resultados satisfatórios e protegem e prolongam muito a durabilidade da corda.
O eficaz,seguro e barato sao as 3 palavras-chave!
Ir para o topo Ir para baixo
lourenço

lourenço


Mensagens : 107
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 76

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 11:56 am

quem quiser se arriscar.
O governo está incentivando a produção de ácido tereftálico a partir de garrafas PET.
É uma maneira de despoluir o ambiente.
Existe também maneiras de deixar o silicone pastoso por processos químicos.
Acredito que seria mais econômico pagar as 25 dilmas e importar o tubinho de 5 gramas. Neutral
Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
Ze americo

avatar


Mensagens : 513
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 46

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 12:27 pm

Eu nao dou 25 reais(já vi também por 35),num tubinho daquele tamanho nunca Mad sunny
Eu nao estou arriscando,já li bastante e a cera de abelha é uma ótima opçao para quando nao se tem NADA alternativo em maos,nao agride as fibras sinteticas das cordas e proporciona lubrificaçao das cordas,talvez nao com a mesma eficiencia-fixaçao de outras alternativas,mas nada que uma boa inspeçao nao resolva,tenho consciencia que eu nao estou danificando minhas cordas usando a famigerada cera.
Ir para o topo Ir para baixo
lourenço

lourenço


Mensagens : 107
Data de inscrição : 26/01/2012
Idade : 76

Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitimeDom Jan 29, 2012 12:54 pm

Já encontrei aqui na minha cidade silicone em pasta bem como vaselina sólida.
Nenhum destes produtos é puro.
A vaselina é misturada com óleos, parafina e cera de abelha.
O silicone em pasta leva outros componentes e seu manuseio é toxico.
Abs.

Acrescentando: Um destes tubinhos importados analisados, determinou uma mistura de silicone, solvente alifático e parafina. 5 gramas a 25 reais equivale a 5.000 reais o quilo. A cera de abelha custa 35 reais o quilo.
O solvente alifático e a parafina são produtods derivados do petróleo. Cool

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conservar encordoamento Empty
MensagemAssunto: Re: Conservar encordoamento   Conservar encordoamento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conservar encordoamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARQUERIA  :: ARQUERIA ARTESANAL-
Ir para: