ARQUERIA
COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Logohpe
ARQUERIA
COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Logohpe
ARQUERIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


ESTE FORUM TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS ADEPTOS DO TIRO COM ARCO E FLECHA
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS

Ir para baixo 
+10
danilo steinke
cedric el sajon
valle
Eduardo Azevedo
Belloti
pietropetris
TRC
wesley clay
SUjoO
Eduarant
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeTer maio 21, 2013 11:39 am

Olá arqueiros!

Sou de Belo Horizonte, MG. Eu já construí 8 arcos artesanais, tipo longbow e flatbow. 5 apresentaram problemas com as colas. Usei colas para madeira, colas de contato e epoxi do tipo araldite. Sou marceneiro amador, trabalho em finais de semana em restauração de moveis antigos e pratico arco e flecha.
Quero voltar a construir arcos, maciços ou laminados mas não encontro colas próprias. O que o pessoal tá usando? Podemos colocar esse assunto em discussão? Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
SUjoO

SUjoO


Mensagens : 425
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 56

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeTer maio 21, 2013 7:53 pm

Também quero saber!!
Ir para o topo Ir para baixo
wesley clay

wesley clay


Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/05/2013
Idade : 27

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua maio 22, 2013 11:28 am

use resina epoxi ou, resina acrilica; fica muito bom. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SUjoO

SUjoO


Mensagens : 425
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 56

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua maio 22, 2013 3:41 pm

wesley clay escreveu:
use resina epoxi ou, resina acrilica; fica muito bom. Very Happy



Qual marca? Onde compra? Qual especificação? Tem algum link?
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua maio 22, 2013 9:12 pm

Olá!
Wesley, vc fez sua colagem a quanto tempo? O arco ainda está em uso? As lâminas não deslizaram nas pontas?

Agradeço,

Edu.

P.S. Alguém conhece as internacionais da Titebonnd, ou da Nelson ou da Smooth-|On. Em site de Arqueiria, pude observar frascos destas marcas em oficinas.

Até a próxima!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC

TRC


Mensagens : 255
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 78

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua maio 22, 2013 9:26 pm

Tente aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Converse com o Claudio e diga que você precisa de cola para arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua maio 22, 2013 10:32 pm

Agradeço!

Enviei mensagem. Assim que tiver maiores contatos posto aki!

Ir para o topo Ir para baixo
TRC

TRC


Mensagens : 255
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 78

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQui maio 23, 2013 7:45 am

Esse tipo de cola é cara.
Vem a resina e o líquido endurecedor.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeTer maio 28, 2013 5:03 pm

Olá Arqueiros!!!

Agradeço TRC!

Entrei em contato com Cláudio, na Avipol.

Encomendei um Kit de resina e endurecedor.

Um arco demora em torno de um mês para ficar pronto. Vou escolher uma peça de IPÊ no sábado e então começarei a trabalhar. Até lá acredito que a cola já deva ter chegado. Pretendo fazer umas colagens antes, com madeiras variadas. Manterei contato.

Coloco aqui o contato da Avipol:


Claudio Avilez
Avipol Comercial Ltda
Rua Santa Ubaldesca, 143 – Jaguaré – SP
Cep: 05323-050 – São Paulo
Tel: (11)5072-2945 / 5071-4766
Cel: (11) 7881-6089 ID: 86*238008
Site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Até breve!

Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC

TRC


Mensagens : 255
Data de inscrição : 31/01/2012
Idade : 78

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeTer maio 28, 2013 10:30 pm

Boa sorte!
Espero que funcione.
Depois, podendo, poste fotos dos arcos.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/01/2013

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 6:44 pm

Comprei resina na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] veio até cupom de desconto para a próxima compra!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 10:29 pm

Obrigado pela informação Pietropetris! Vc optou pela flexível? O atendimento e a entrega foram satisfatórios?

Conte o que vc achou e depois de usar avise os resultados.

Aproveitando, fiz algumas colagens com a resina da Avipol. Gostei do resultado!
Ir para o topo Ir para baixo
Belloti

Belloti


Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 52

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 12:09 am

Caros amigos...
Por favor me esclareçam uma dúvida.
Tbm fabrico arcos artesanais de madeira, no momento quero fazer um arco composto laminado com as seguintes madeiras( Ipê e pau-marfim).
Vi no mercado livre a resina epoxi q foi mencionada aqui, gostaria de saber qual delas devo utilizar, pois existem cristal, rígida, flexível.
Por favor me ajudem nessa...
Desde já agradeço sinceramente.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Ago 03, 2013 12:56 am

Olá Belloti!

Eu optei pela da Avipol (já citada acima!). É uma resina flexível, mas ainda não cheguei no ponto de "tirelar" o arco para lhe dar mais detalhes. Em testes, esta cola se saiu muito bem, sob tração, a madeira quebrou antes de descolar!

Eu uso um arco clássico, feito de ipê e pau-marfim, que foi colado com Cascophen, mas nunca mais consegui este adesivo, por isso iniciei este tópico.

Outra coisa: A madeira pau-marfim, pelo menos na região de BH, não é boa ou não é legítima. Estou experimentando outras combinações!

Depois vou postar sobre isso!

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Azevedo

Eduardo Azevedo


Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 62

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 10:26 am

Procure resina epoxi flexível da Readleser na internet, comprei e obtive bom resultado, sem contar que a entrega foi feita direitinha e não sai caro.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Ago 17, 2013 9:19 pm

Agradeço chara!!!!

Temos mais uma opção! O preço realmente está bom!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
valle

valle


Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/10/2013
Idade : 59

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Nov 23, 2013 4:35 pm

Companheiros, Boa Tarde!
Também gosto de fabricar meu próprio arco. Tenho visto muito falar da resina flexível para colagem das lâminas, porém, andei pesquisando e descobri que esta resina é para revestimentos, muito usada na fabricação de brindes. Tenho um amigo que trabalha com ela e me falou que não serve para colagem, mas eu não sei as especificações desta resina que ele usa só sei que é flexível.
Peço aos amigos arqueiros que tiver as especificações (código) desta resina já citada aqui no fórum favor repasse. Outra coisa também, qual as especificações  do endurecedor, pois conforme andei pesquisando, existem vários tipos.
Desde já agradeço a ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarant

Eduarant


Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 61

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua Nov 27, 2013 7:14 pm

Olá Valle!

A resina da Avipol, é para colagem de lâminas. Eu testei com vários pedaços de madeira e a madeira partiu antes da resina soltar. A outra, indicada pelo outro colega só sei as informações que ele passou. Com a epoxi da Avipol, no "tilear" do arco as duas madeiras se mantiveram unidas como uma peça só.

Eu colei 4 peças, uma de peroba e três de ipê com marfim. (infelizmente não estou achando mais pau marfim verdadeiro em BH!)

O de peroba quebrou!!!! (Como diz em um texto britânico: "Quebrei mais de 30 arcos antes de aprender a entendê-los!") Eu já fiz 8 e já quebrei mais 4 até hoje!!!!!!!!

Mas a cola ficou firme! O tempo de secagem ultrapassou 15 dias, enroladas e prensadas, antes de começar a trabalhar as peças.

Como já falei, o arco que eu fiquei para mim foi um colado com Cascophen RS (cola naval), mas esta cola saiu do mercado!

Cada peça só é desenrolada e na hora que eu for usá-la.

Meu trabalho é lento pois só tenho tempo de 15 em 15 dias portanto ainda estou no começo.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
valle

valle


Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/10/2013
Idade : 59

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 10:01 am

Eduarant, Bom Dia!

Andei visitando o site da Avipol e encontrei vários sistemas de resinas, se possível informe as especificações desta que vc. adquiriu. Todo sistema de resina epóxi é composto de uma combinação de resina + endurecedor, no site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tem vários sistemas (ex: SQ 2004 e SQ 3011) com as respectivas utilizações, inclusive a Avipol é distribuidor dos produtos da Silaex. Então, se vc. poder informar qual sistema é este que vc. adquiriu ficaria muito agradecido.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
cedric el sajon

cedric el sajon


Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 59

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 8:17 pm

boa noite,disculpen que me entrometa,para colar madeira-madeira, pode usar cola de poliuretano,e un tipo de cola expansiva que penetra no poro da madeira,ten textura do mel y cura coa propia humidade da madeira,a jente ten de limpar a madeira a colar con acetona ou disolvente,para eliminar a grasa da madeira ,aplicase unha camada de cola ponse a seguinte lamina de madeira y aplicaselle presion,para obligar a cola que expanda dentro do poro,a union resultante e munto forte y elastica, espero que entendan a minña explicçon y disculpen o meu mal portugues
un saudo
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 34

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 10:43 pm

cedric el sajon escreveu:
boa noite,disculpen que me entrometa,para colar madeira-madeira, pode usar cola de poliuretano,e un tipo de cola expansiva que penetra no poro da madeira,ten textura do mel y cura coa propia humidade da madeira,a jente ten de limpar a madeira a colar con acetona ou disolvente,para eliminar a grasa da madeira ,aplicase unha camada de cola ponse a seguinte lamina de madeira y aplicaselle presion,para obligar a cola que expanda dentro do poro,a union resultante e munto forte y elastica, espero que entendan a minña explicçon y disculpen o meu mal portugues
un saudo
cedric seu português é muito melhor que o da maioria dos estudantes que temos hoje no brasil, compreendemos perfeitamente lo que habla su portunhol. saludos hermano
Ir para o topo Ir para baixo
cedric el sajon

cedric el sajon


Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 59

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Nov 30, 2013 5:34 pm

boa noite
danilo, ¿voçe rematou o se flat artesanal?
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 34

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeSáb Nov 30, 2013 11:23 pm

cedric infelizmente ele trincou fiz um teste depois de tilerar faltou a capa nas costas dele mas como não tenho dinheiro agora para comprar resina e fibra de vidro deixei ele guardado quando sobrar umas moedas eu termino ele, fiz apenas alguns disparos com ele e foi muito bom pena que trincou
Ir para o topo Ir para baixo
cedric el sajon

cedric el sajon


Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 59

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 8:17 pm

e raro, se voçe reforçou o lombo com cualquer coisa,que ele quebre, mas a veces pasa,e magua mas e asim esta coisa da fabircaçon de arcos caseiros

un saudo
Ir para o topo Ir para baixo
Barci

Barci


Mensagens : 19
Data de inscrição : 27/09/2013
Idade : 72

COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitimeQua Dez 18, 2013 4:38 pm

Posso ajudar um pouco com colas...
Cedric El Sajon é um grande artesão de arqueiria - ja vi varios trabalhos dele em outro forum de Hermanos...
Resinas da Silaex - creio que fui eu a iniciar seu uso em arqueiria - enchi tanto o saco do Claudio que fiquei amigo dele rsrsrs
Não usem semi flexivel - é fria
Truques de colagem - lixem as partes até a perfeição de contato - este é o segredo maior da colagem.
FAçam as colagens em dias quentes pela manhã - e coloquem para curar dentro do carro sob o sol...
Amarrem/prensem bem sem causar extrusão total da resina
limpem com solvente as faces de colagem
Em 72 horas estara na cura total.

Eduarrant - CAscophen é resocinol - a melhor delas para madeira - mas são muito caras.
Se puder ajudar mais - - disponham
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Empty
MensagemAssunto: Re: COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS   COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COLAS PARA ARCOS ARTESANAIS
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Diferença dos arcos: mongol,scythian e magyar.Arcos asiáticos
» Arco artesanal em madei de pau de arco e flechas artesanais
» alguns dos arcos que fiz
» Medidas de um long bow
» arcos roubados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARQUERIA  :: ARQUERIA ARTESANAL-
Ir para: